.png)
Iniciativa oferece suporte a mulheres em início de carreira, promovendo desenvolvimento profissional, networking e promoção diversidade.
No último dia 10, a Women in Nuclear Brasil (WiN Brasil), por meio de sua Gestão Diversidade e Inclusão 2024/2027, lançou o Helen Khoury Mentorship. Um programa inovador que visa apoiar mulheres em fase acadêmica ou no início de suas carreiras no setor nuclear. A iniciativa tem como foco o desenvolvimento profissional, a construção de redes de contato e o fortalecimento da confiança das participantes.
Com duração de sete meses, a ação busca proporcionar aprendizado e crescimento por meio de uma relação estruturada de mentoria, gerando produtos como eventos, palestras, artigos, novos projetos e melhorias em iniciativas já existentes.
O programa é coordenado por Ketrim Souza, especialista com ampla experiência no setor nuclear, especialmente nas áreas de recursos humanos e desenvolvimento de pessoal.
Ela explica que a mentoria será conduzida de forma estruturada, respeitando as características e desafios individuais das participantes, promovendo um ambiente de aprendizado e troca de experiências enriquecedoras.
Segundo Ketrim, o projeto conta com a co-realização da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e fortalece o compromisso da WiN Brasil em unir profissionais de todos os gêneros em prol do crescimento da presença das mulheres no setor.
Unir pessoas com experiência de vida e na carreira com aquelas que estão iniciando beneficia ambas as partes. “É muito baixa a taxa de mulheres ocupando cargos de liderança no setor nuclear, e nossa meta é capacitar pessoas para aumentar essa proporção", destaca a coordenadora.
No processo de seleção serão aplicadas técnicas de assessment - um conjunto de ferramentas e métodos utilizados para avaliar competências, habilidades, comportamentos e o potencial de cada participante - para garantir a adequada correspondência entre pessoas mentoras e mentoradas.
Além disso, a coordenação reforça o compromisso do capítulo brasileiro com a diversidade e a inclusão. “Ao reservar vagas para grupos minorizados, nossa gestão busca consolidar esses valores para os próximos anos”, complementa.
Homenagem à Dra. Helen Khoury
A escolha do nome do programa é uma homenagem à Dra. Helen Khoury, reconhecida por sua impactante dedicação na área nuclear. Para destacar seu legado, a Comunicação da WiN Brasil conversou com Viviane Asfora, doutora e professora adjunta da UFPE.
"A professora Helen Khoury foi mentora de muitas pessoas, em diversos momentos. Em uma conversa, era capaz de passar diretrizes como só ela sabia fazer. Acho que isso se devia não apenas à sua experiência e conhecimento, mas também à sua empatia e habilidade de comunicação, características essenciais para uma grande mentora", destaca a doutora, que é filha de Helen.
Ao lembrar-se da mãe, Viviane se emociona: "Falar dela é fácil e, ao mesmo tempo, doloroso. Continuarei sempre admirando sua trajetória e a pessoa que ela foi. Poder compartilhar esse sentimento com mais pessoas me enche de orgulho."
A Dra. Helen Khoury faleceu em fevereiro de 2025, deixando um imenso legado na área nuclear e na formação de novas gerações de profissionais. Seu nome permanecerá vivo por meio desse programa, que busca seguir seus passos na capacitação e empoderamento de mulheres no setor.

A Especialista Ketrim Souza é membra da Gestão D&I da WiN Brasil e coordena o Helen Khoury Mentorship.
