top of page

Gestão WiN Brasil Século XXI (2020-2023)

Cópia de Chapa WiN Seculo XXI (3).png

Danila Dias - Presidenta
Graduada em Engenharia de Minas, com mestrado em Ciência & Engenharia Ambiental e doutoranda em Geociências pela UNICAMP. Desenvolve trabalhos de pesquisa na área de radiação natural/gás radônio no Laboratório de Poços de Caldas da Comissão Nacional de Energia Nuclear há 10 anos. Possui ainda crescente interesse pela ciência cidadã. Foi é vice-presidenta da WiN Brasil, tendo participado ativamente nos últimos 2 anos pela revitalização e desenvolvimento do Capítulo Brasileiro. Atua administrativamente pela gestão do capítulo e participou dos processos recentes de renovação de missão/visão/valores e promove/atua em projetos ligados aos objetivos do WiN Brasil.

Jaqueline Calábria - Vice Presidenta
Graduada em Química , mestre e doutora em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais. Atua na área nuclear desde 2010, e desde 2015 como tecnologista pleno da Comissão Nacional de Energia Nuclear, trabalhando com Proteção Radiológica Ocupacional e Ambiental na Coordenação de Reatores. Tem participado ativamente desde 2019 nos trabalhos de revDesditalização do Capítulo WiN Brasil, assim como em projetos como o WiN ARCAL e o evento de divulgação científica Stand Up For Nuclear Brazil.

Cópia de Chapa WiN Seculo XXI (1).png
Cópia de Chapa WiN Seculo XXI (4).png

Flávia Borges - Secretária
Doutoranda em Meio Ambiente, mestre em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais, possui graduação em Relações Internacionais e em Tecnologia em Radiologia. Desde 2011 trabalha na área de proteção radiológica, tendo atuado na área de proteção radiológica em radiodiagnóstico em hospital público e na Vigilância Sanitária do Estado de Minas. Desde 2014, trabalha na CNEN como tecnologista pleno, na regulação de instalações mínero-industrais, que processam materiais que contém radionuclídeos naturais associados (NORM).

Isabella Rezende Magalhães - Comitê Executivo
Licenciada em Química, mestra e doutoranda em Ciências e Técnicas Nucleares pelo Departamento de Engenharia Nuclear da UFMG. Trabalha com desenvolvimento de combustíveis nucleares tolerantes à acidentes. Atualmente segue a frente do projeto Pró-Fissão Nucleares, um projeto de extensão cujo objetivo é promover a divulgação científica e desmistificação das tecnologias nucleares.  

Cópia de Chapa WiN Seculo XXI (2).png
Cópia de Chapa WiN Seculo XXI (9).png

Janaína Dutra Silvestre Mendes - Comitê Executivo
Física Médica e divulgadora científica, mestra em Medicina (Radiologia) e doutora em Radioproteção e Dosimetria. Atua na medicina nuclear do Instituto Nacional de Câncer (INCA-MS) e, atualmente, pesquisa em duas frentes: educação profissional e epistemologia da física médica e estudos de gênero relacionados às mulheres na ciência.

Mércia Oliveira- Comitê Executivo
Graduada em Física, com mestrado em Tecnologia Energéticas e Nucleares (UFPE) e doutorado em Tecnologia Nuclear pela USP. Servidora da CNEN desde 2005, atuando em pesquisa nas áreas relacionadas à medicina nuclear. Atualmente tem se dedicado a estudos nas áreas de avaliações de tecnologias em saúde e avaliações econômicas em saúde. Sempre atenta às questões sociais, com a maternidade tornou-se mais ativa inicialmente nos ciclos de pais e escolas. O contato, especialmente, com outras mães fez com que desenvolvesse uma escuta ativa e a motivou a tomar posturas mais propositivas. Desde 2018 é voluntária no Programa Futuras Cientistas, coordenado pela Dra. Giovana Machado, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, cujo objetivo é ampliar a participação de mulheres nas ciências, sobretudo as STEM. É membro do WinBrasil desde 2018 e atualmente participa do seu Comitê Executivo.

Cópia de Chapa WiN Seculo XXI (7).png
Cópia de Chapa WiN Seculo XXI (8).png

Daniele Baêta - Conselho Executivo
Graduada em Engenharia Química, mestre em Engenharia Química e doutora em Engenharia Metalúrgica. Atua na área nuclear há 14 anos e desde 2010 é tecnologista da Comissão Nacional da Energia Nuclear, trabalhando como inspetora residente na área de licenciamento do ciclo do combustível nuclear e chefe substituta do Serviço de Instalações do Ciclo do Combustível. Desde 2018 faz parte da Diretoria do WiN Brasil, participando no desenvolvimento do Capítulo Brasileiro. Em 2020 passou também a integrar a diretoria da Associação Brasileira de Energia Nuclear - ABEN.

Cópia de Ideias.png

Maria Samara Nascimento Amorim - Conselho Executivo
Graduada em Engenharia Química pela PUC-Rio com mestrado em Energia Nuclear pela École Centrale de Paris. Atualmente trabalha em Paris como engenheira de projetos para a empresa francesa EDF. Envolvida pela luta rumo à equidade de direitos entre homens e mulheres no campo profissional Nuclear, Samara é presidenta da delegação Île de France do capítulo francês da WiN desde 2021 (anteriormente vice-presidenta durante 2 anos) e contribui como conselheira do capítulo WiN brasileiro desde 2019. Ela também é coordenadora do grupo “Au-delà du Périph” da associação SOS homofobia na França desde 2019, cujo objetivo consiste em lutar contra les LGBTQI+’fobias do território francês, onde vive atualmente.

Alice Cunha - Comitê Executivo (2021 - 2023)
Engenheira Nuclear, Mestre em Administração de Negócios e MBA em Gerenciamento de Projetos. Atua na área de produção de energia no desenvolvimento de projetos com foco nos reatores nucleares na América Latina e gerencia a subsidiária Brasileira da empresa Westinghouse. Criadora e Coordenadora do Projeto de Divulgação Científica da ABEN Embaixadores Nucleares, preside a organização da Semana da Ciência Nuclear no Brasil na LAS-ANS e Coordenadora de Organismos Internacionais para o Internacional Youth Nuclear Congress. Tem uma Tedx Talk " Nuclear faz a diferença" e tem participado das atividades da WIN Brasil além de periodicamente participar de fóruns de discussão e palestras sobre o papel da mulher na ciência e tecnologia.

Cópia de Chapa WiN Seculo XXI (5).png
Cópia de Chapa WiN Seculo XXI (6).png

Anna Letícia Barbosa de Sousa- Comitê Executivo (2021 - 2022)
Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestra e doutora em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004/2012). Atualmente é Pesquisadora Associado V II da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em Análise de Segurança no Ciclo do Combustível Nuclear Exceto o Reator e Análise Probabilística de Segurança, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Riscos, Análise de Acidentes, Aplicações da APS,

Viviane Morcelle de Almeida - Conselho Executivo (2021-2022)
Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) , mestre e doutora em Física pela Universidade de São Paulo ( 2011). Realizou seu pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense ( 2012) . Atua na área de Física, principalmente nos seguintes temas: Reações Nucleares em Baixas Energias e Física Atômica e Molecular. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Além disso, atua nos campos do Ensino de Física e áreas afins. Coordenadora dos Laboratórios " Laboratório de Simulações Nucleares e Atômicas da UFRRJ" e LEFERCE-UFRRJ. Pesquisadora colaboradora dos Laboratórios Pelletron ( USP-Brasil), LACAM ( UFRJ- Brasil), Tandar ( Conicet- Argentina) e Nuclear Structure Lab ( Notre Dame University - EUA).

Cópia de Ideias (1).png
bottom of page