top of page

Cadastramento de Novas Membras WiN Brasil no INAC 2024

10 de maio de 2024

Entre os dias 06 e 10 de maio de 2024, na Escola de Guerra Naval - Rio de Janeiro, ocorreu a Internacional Nuclear Atlantic Conference (Inac) voltando ao formato presencial, o que não acontecia desde 2019.

Na quarta-feira, dia 08, ocorreu um fórum cujo tema foi “Diversidade na liderança” que teve a conselheira da WiN Brasil, Ketrim Souza, como participante. O evento também contou com a presença de representantes do comitê executivo da gestão D&I, acompanhadas por Karoline Suzart, vice-presidenta na atual gestão, onde lideraram uma iniciativa para atrair novas membras para a WiN, no estande da Cnen.

Entre as novas integrantes está Maíra Lobo, mestra em física e doutoranda pela Coppe/UFRJ, que valorizou o papel da organização na promoção da equidade de gênero na área nuclear.

A equipe presente fez a divulgação da organização, incentivando os visitantes a conhecerem mais sobre o capítulo brasileiro, em cumprimento ao artigo 8º do nosso estatuto que ressalta a abertura do WiN Brasil a qualquer pessoa envolvida na área nuclear. O artigo 9º destaca a inclusão de homens que compartilham dos ideais da organização como membros apoiadores. Karoline também explicou que quem passou pelo estande pôde saber como a gestão pretende atuar. "Posso dizer que foi um sucesso!", comemorou a vice-presidenta.

No último dia do evento, aconteceu a palestra de GabryeleMoreir,a presidenta da WiN Brasil, com o tema “Liderança Jovem na área STEM: Capacitando o futuro”, que fechou com chave de ouro nossa participação na Inac 2024.

Quem se interessar em se juntar à WiN Brasil deve seguir os processos de inscrição orientados pela organização, disponível clicando neste link.

Eleições WiN Brasil

7 de novembro de 2023

No período de 20 a 30 de novembro de 2023 estará aberta a votação para escolha do novo Comitê Executivo WiN Brasil. Este será o segundo processo eleitoral do capítulo brasileiro da WiN para escolha da governança, permitindo a alternância do comitê e o debate de propostas para o nosso capítulo. Por isso, convidamos a todas para participar e para dar continuidade a este processo. Votar, além de escolher a liderança dos próximos anos, é reafirmar nosso compromisso com a missão WiN e fortalecer o processo democrático dentro da nossa organização.


Informações importantes:
Período de Votação: 20 a 30/11/2023
Como Votar: A ser divulgado pelo Comitê Eleitoral
Quem Pode Votar: Membras ativas (mulheres)

Relatório WiN Brasil 2022

16 de fevereiro de 2024

O Relatório WiN Brasil 2022 já está disponível em nosso site. O documento registra as atividades e realizações no ano de 2022, refletindo o trabalho e a dedicação da gestão, de voluntários e de membros.
O Relatório pode ser baixado acessando a página "Publicações">"Relatórios" ou no link https://www.winbrasil.org/relatorios

WiN apresenta iniciativa no Plano Diretor 2024

10 de abril de 2024

A Women in Nuclear Brasil (WiN Brasil) apresentou mais uma ação da gestão #D&I, desta vez para a diretoria das unidades da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen).

Durante o encontro do Plano Diretor 2024 que aconteceu de 01 a 10/04, no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), Karoline Suzart (Vice-Presidenta) e Priscila Rodrigues (Comitê Executivo), compartilharam o Projeto de Levantamento do Perfil das Mulheres que terá, nesta etapa, a Cnen como público-alvo.

“Essa é a continuação de um trabalho que foi iniciado no Ipen em 2019 e que agora está sendo ampliado por toda a Cnen.” explica Priscila, uma das autoras da pesquisa. Esta fase servirá como uma parte inicial do projeto que possibilitará estender para as demais empresas e instituições do setor nuclear brasileiro.

“Mapear esses dados é fundamental para o desenvolvimento sustentável do setor nas questões de equidade de gênero”. complementa.

Na ocasião, também estiveram presentes Gabryele Moreira (Presidenta da WiN Brasil), Wilson Calvo (Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Cnen), Isolda Costa (Superintendente do Ipen/Cnen) e outras pessoas integrantes da diretoria de outros institutos da Cnen.

Assembleia Anual - 2024

20 de fevereiro de 2024

A Assembleia Anual deste ano acontecerá no dia 29 de fevereiro às 18:00 via google meet. ANa sessão teremos o encerramento da gestão 2021-2024 e a posse da nova gestão. O link da reunião será enviado no dia.

Por dentro da ciência e tecnologia em Resende (RJ)

22 de abril de 2024

No dia 11/04/24, a Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e a Eletronuclear (ETN) promoveram o evento “Mulheres e Meninas na Ciência” em instituições de ensino nas proximidades de suas instalações.
Membras da chapa Diversidade & Inclusão participaram ativamente deste evento, incluindo as colaboradoras Danielle Gasparini, Ketrim Souza e Mércia Assis da INB.
O evento foi um grande sucesso e ganhou destaque na mídia local.

Fonte: https://www.correiodamanha.com.br/correio-sul-fluminense/regiao-do-vale/2024/04/127614-correio-do-vale-soldados-da-aman-farao-tour-em-montadora-de-resende.html

WiN Brasil presente no Powering Up 2024

26 de abril de 2024

Entre os dias 23 e 26 de abril está acontecendo o “Powering Up: Mulheres na Energia Nuclear Avançando a Igualdade de Gênero" em Buenos Aires na Argentina. Neste encontro, mulheres do mundo estão presentes com o objetivo de proporcionar desenvolvimento pessoal e aumentar a conscientização sobre a importância do equilíbrio e integração de gênero.

Representando a WiN Brasil, a Dra. Geórgia Joana, integrante da equipe de governança, está participando, que também permite oportunidades de networking, ferramentas práticas e recursos para fazer transformações dentro das organizações.

bottom of page