top of page

Cadastramento de Novas Membras WiN Brasil na INAC 2024

10 de maio de 2024

Entre os dias 06 e 10 de maio de 2024, na Escola de Guerra Naval - Rio de Janeiro, ocorreu a Internacional Nuclear Atlantic Conference (Inac) voltando ao formato presencial, o que não acontecia desde 2019.

Na quarta-feira, dia 08, ocorreu um fórum cujo tema foi “Diversidade na liderança” que teve a conselheira da WiN Brasil, Ketrim Souza, como participante. O evento também contou com a presença de representantes do comitê executivo da gestão D&I, acompanhadas por Karoline Suzart, vice-presidenta na atual gestão, onde lideraram uma iniciativa para atrair novas membras para a WiN, no estande da Cnen.

Entre as novas integrantes está Maíra Lobo, mestra em física e doutoranda pela Coppe/UFRJ, que valorizou o papel da organização na promoção da equidade de gênero na área nuclear.

A equipe presente fez a divulgação da organização, incentivando os visitantes a conhecerem mais sobre o capítulo brasileiro, em cumprimento ao artigo 8º do nosso estatuto que ressalta a abertura do WiN Brasil a qualquer pessoa envolvida na área nuclear. O artigo 9º destaca a inclusão de homens que compartilham dos ideais da organização como membros apoiadores. Karoline também explicou que quem passou pelo estande pôde saber como a gestão pretende atuar. "Posso dizer que foi um sucesso!", comemorou a vice-presidenta.

No último dia do evento, aconteceu a palestra de GabryeleMoreir,a presidenta da WiN Brasil, com o tema “Liderança Jovem na área STEM: Capacitando o futuro”, que fechou com chave de ouro nossa participação na Inac 2024.

Quem se interessar em se juntar à WiN Brasil deve seguir os processos de inscrição orientados pela organização, disponível clicando neste link.

31ª Conferência Anual da Win Global reúne winners no México

1 de novembro de 2024

31ª Conferência Anual da Win Global reúne winners no México

De 28 a 30 de outubro de 2024 aconteceu, na Cidade do México, a 31ª Conferência Anual da Women in Nuclear Global. Conjugando o 1º Congresso Regional da Women in Nuclear América Latina e o 35º Congresso Anual da Sociedade Nuclear Mexicana, o evento teve como tema “Empoderando a transição energética”.

Ressaltando o papel fundamental da energia nuclear na condução da transição energética global, foram destacadas também pautas como energia limpa, acessível e confiável, o desenvolvimento sustentável e, claro, a importância das contribuições das mulheres nos processos de tomada de decisão e nas mudanças urgentes no setor.

Inovação foi outro ponto destacado, juntamente com o empoderamento das novas gerações, além de questões de diversidade e inclusão.

A participação da WiN Brasil

O capítulo brasileiro da Women in Nuclear foi representado pela integrante do comitê executivo, Georgia Joana. Na sala Revolución, ela apresentou o trabalho intitulado“Advancing in Gender Equality and the Empowerment of Girls in Brazil”, sobre o III Encontro de Meninas e Mulheres na Ciência realizado pela atual gestão da WiN Brasil em parceria com o Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares - Ipen, em São Paulo, em maio de 2024.

Para Geórgia um dos pontos relevantes na Conferência foi conhecer mais sobre a Women in Nuclear ARCAL, capítulo Regional da WiN Global de representação dos países da América Latina e Caribe, e sobre o projeto AIEA RLA 0073 “Fortalecimento da igualdade de gênero nas instituições nucleares nacionais” do Acordo Regional de Cooperação para a Promoção da Ciência e Tecnologia Nucleares na América Latina e no Caribe (Arcal).

A winner Nélida Del Mastro, que foi Win Global executive por dois períodos, e posteriormente presidenta da Win Brasil, decidiu aproveitar a oportunidade para matar saudades das colegas. “O reencontro foi muito bom e o encontro com novas winners tb. Falei da nova gestão da Win Brasil fazendo um trabalho extremamente bom, e do apoio que a direção do Ipen e da Cnen vem dando!”, destacou entusiasmada.

Veja fotos e vídeos do evento no Instagram da WiN Global e da WiN Brasil.

Conheça as selecionadas para o Helen Khoury Mentorship 2025

5 de abril de 2025

Seguindo o cronograma publicado nos editais de seleção para mentoras e mentoradas do programa Helen Khoury Mentorship, a Women in Nuclear Brasil (WiN Brasil) tem a alegria de anunciar as pessoas selecionadas para a edição de 2025.

Realizada em parceria com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), a iniciativa homenageia a professora Helen Khoury — pioneira da ciência no Brasil e referência internacional na área nuclear — e tem como objetivo fortalecer redes de apoio entre mulheres do setor, promover o desenvolvimento profissional e incentivar a permanência de meninas e mulheres nas áreas de ciência e tecnologia.

Foram recebidas candidaturas de diversas regiões do país, e a seleção seguiu os critérios estabelecidos nos editais, considerando perfil, motivação, disponibilidade e alinhamento com os objetivos do programa.

Mentoradas selecionadas:
Beatriz Horst Figueira
Bruna de Oliveira Silva
Ester de Oliveira Santos Batista (MunaN)
Flávia Fernandes Pereira (PcD)
Jadna Mara Santos Mendes
Kathleen Danielle dos Santos Martins (MunaN)
Katia Medrano Ortuno (Indígena)
Luciana Cristhina Araujo Sousa
Thamyra Cybelle Vieira dos Santos (MunaN)
Walleska Daniel da Costa (MunaN)


Mentoras selecionadas:
Alessandra Tomal
Ana Beatriz dos Santos Julião
Divanizia do Nascimento Souza
Evelise Gomes Lara
Jaqueline Alves de Almeida Calabria
Juliana Pacheco Duarte
Luciana Carvalheira
Nelida Lucia Del Mastro
Susana de Souza Lalic
Welen Nunes de Lima

Agradecemos a todas as pessoas que se inscreveram e parabenizamos as selecionadas! Em breve, entraremos em contato com as orientações iniciais e o cronograma de atividades.

Para mais informações sobre o programa e outras ações da WiN Brasil, acompanhe nossas redes sociais e o site oficial.

Por Nicéa Barreto - Comunicação WiN Brasil

Gestão Diversidade e Inclusão da WiN Brasil celebra primeiro ano de mandato

7 de abril de 2025

O mês de março de 2025 marcou o primeiro ano da gestão Diversidade e Inclusão (2024–2027) da Women in Nuclear Brasil. É um momento de celebração, balanço e, sobretudo, de renovação do compromisso com uma comunidade nuclear mais plural, justa e representativa.

Sob a liderança de Gabryele Moreira (Presidenta) e Karoline Suzart (Vice-Presidenta), o comitê executivo, juntamente com as voluntárias, tem desenvolvido ações que fortalecem a presença de mulheres, pessoas negras, indígenas, pessoas com deficiência e representantes da comunidade LGBTQIAPN+ no setor nuclear brasileiro — áreas historicamente marcadas por desigualdades de acesso e permanência.

Principais marcos do primeiro ano da gestão
A equipe eleita para a gestão D&I conta com mulheres oriundas de todas as regiões do Brasil, de várias raças, idades, orientações sexuais e formações acadêmicas. Essa diversidade comprovadamente enriquece as discussões e as decisões na administração do Capítulo buscando fomentar a representatividade de todas as pessoas.

De ações de marketing — como a atualização da logo, a criação do manual de identidade visual e a publicação da WiNNews — até projetos como o Impulsiona WiN e o Curie Podcast, a WiN Brasil também marcou presença em eventos nacionais e internacionais.

Além disso, foram promovidos três grandes eventos: o Encontro Ancestralidade e Ciência — em parceria com o Coletivo de Mulheres Negras da Área Nuclear (MunaN) —, o III Encontro de Meninas e Mulheres na Ciência e o II Encontro Nacional de Mulheres no Setor Nuclear.

Uma rede de afeto e ciência
Para Karoline Suzart, o primeiro ano foi de escuta, ação e muito aprendizado coletivo. “Em 2025, seguimos acreditando que diversidade é caminho, não destino”, ressalta Karoline.

Mais do que ações pontuais, nossas iniciativas buscam reafirmar o compromisso com a transformação cultural e estrutural do setor. “Ao conectar tecnologia, conhecimento e diversidade, construímos pontes e abrimos caminhos para novas gerações de profissionais nucleares”, conclui.

Por Nicéa Barreto - Comunicação WiN Brasil
Na foto (arquivo WiN Brasil), a voluntária Celina Fagundes apresenta o trabalho "The importance of science communication: an analyses of the impact of the Curie Podcast on science education." que recebeu menção honrosa por alcançar a nota máxima na apresentação oral durante a RADIO 2024.

Acompanhe nosso trabalho também no instagram:
@womeninnuclearbr
@curiepodcast

II Encontro Mulheres no Setor Nuclear

16 de outubro de 2024


Evento fará parte da programação da International Joint Conference RADIO 2024
A Women in Nuclear Brasil (WiN Brasil) realizará, no dia 16/10, o II Encontro Nacional de Mulheres do Setor Nuclear (MSN). O Evento fará parte da programação da 7ª edição da International Joint Conference RADIO 2024, que acontecerá entre os dias 14 e 18 de outubro de 2024, no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro, e cujo tema será “Segurança Radiológica na Era da Informação: estabelecendo adequados processos de comunicação”.

O Encontro contará com uma extensa e variada programação. A abertura será às 9h, com a participação da presidenta da WiN Brasil, Gabryele Moreira, de Isolda Costa e Anna Lucia Villavicencio (Ipen). Em seguida, Anna Letícia Sousa (Cnen) proferirá uma palestra sobre o que representa e como funciona o capítulo brasileiro da Women in Nuclear.

Dando continuidade, das 10h às 11h haverá uma mesa redonda sobre “Jornalismo Científico”, que será moderada por Gabryele Moreira (WiN Brasil) e terá como convidadas Nicéa Barreto (WiN Brasil), Ana Paula Artaxo (Cnen), Danielle Gasparini (INB) e Celina Fagundes (Curie Podcast).
À tarde, a programação continua com uma segunda mesa sobre o tema “Controle e segurança de transporte de materiais nucleares”. A moderadora será Mércia Assis (INB/WiN Brasil), que terá como convidadas Thais Antunes e Angélica Kiepper (INB) e Lourena Siqueira (Eletronuclear). O Encontro será finalizado com um resumo das atividades do dia, que será apresentado por Geórgia Santos (Cnen/WiN Brasil) na Plenária de encerramento, entre 17h30 e 18h30.

Atividades extras
Em paralelo, a WiN Brasil promoverá minicursos de atualização profissional para pessoas de todos os gêneros, entre os dias 15 e 18, das 8h às 9h, com emissão de certificados. Não é necessária inscrição prévia, mas a participação nos eventos estará sujeita à lotação das salas.

Nos dias 15 e 16, respectivamente, Ketrim Souza (WiN Brasil) abordará os temas “Liderança: desenvolvimento de carreira” e “O papel da Liderança na retenção de talentos”. No dia 17 será a vez de Daniela Archila (Cnen), com o tópico “Inovação e Propriedade Intelectual na área nuclear: a experiência da Cnen”. E, finalizando, no dia 18, Luciana Carvalheira (IEN/Cnen) trará o assunto “Inovação e empreendedorismo na área nuclear”.

Fale com a gente em womeninnuclearbr@gmail.com e acompanhe nossas publicações pelo Instagram @winbrasil_nuclear e pelo Linkedin @winbrasilnuclear.
A programação completa da RADIO 2024 está disponível no site oficial da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPC).

Por Robson Ribeiro
Revisão: Nicéa Barreto e Gabryele Moreira

Membras WiN Brasil Expectativas: Resultados da Pesquisa

12 de junho de 2024

Durante o mês de maio de 2024, foi disponibilizado um formulário para conhecer as expectativas das membras em relação à gestão. A ação visa atender o Estatuto da WiN Brasil, seguindo os Objetivos: III. Promover iniciativas que inspirem a conscientização acerca dos desafios enfrentados pela mulher nas áreas científicas e tecnológicas (em especial na nuclear) e oferecer ferramentas que contribuam para seu empoderamento pessoal, profissional, acadêmico e social; e VI. [...] promover oportunidades e dar suporte às membras brasileiras.

De posse dos resultados abaixo, será possível avaliar as possibilidades de adequar esforços para atender as demandas apresentadas. Aqui estão as principais conclusões:

Este questionário foi respondido de forma voluntária por 38 membras, representando 10,16% das membras.  A sua participação ativa nas ações de gestão é fundamental para o nosso sucesso coletivo. Juntas, podemos alcançar grandes realizações e fortalecer ainda mais a WiN Brasil.

Principais ações que a WiN Brasil poderá executar ajudar as membras:
Os principais propósitos que motivaram a se filiar à organização:
62,2% responderam por conectar-se com profissionais da área e 29,7% contribuir para a comunidade.
Em relação a recursos que a WiN Brasil pode auxiliar para atingir seus objetivos pessoais ou profissionais:
56,8 % escolheram workshops e treinamentos e 24,3% programas de mentorias.
Programas ou iniciativas que poderiam ser desenvolvidas pela organização para beneficiar a comunidade:
51,4 % responderam por eventos de networking e 18,9% programas de capacitação técnicas.
As mudanças positivas na comunidade pela organização:
54,1% informaram que podem ser criadas oportunidades de desenvolvimento profissional e 24,3% apoiando mulheres em cargos de liderança.

Para visualizar os gráficos produzidos a partir dos resultados da pesquisa, acesse o link abaixo:
https://bit.ly/WinBrasilGraficos



III Encontro de Meninas e Mulheres na Ciência

16 de maio de 2024

A WiN Brasil foi uma apoiadora fundamental na realização do III Encontro de Meninas e Mulheres na Ciência (Emmc), um evento com o propósito de inspirar e motivar jovens estudantes de escolas públicas, a partir dos 16 anos, a explorarem carreiras na área da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (Stem, em inglês).

Realizado entre os dias 14 e 16 de maio de 2024, nas instalações do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares em São Paulo (Ipen), o encontro ofereceu uma experiência única para todas as participantes.

Durante a ação , diversas atividades foram organizadas, incluindo palestras sobre radioproteção e inovação, rodas de conversa com estudantes universitárias e atividades práticas. Um dos destaques foi a participação especial de palestrantes, como Sarah Barbosa, terceira sargento da Marinha abordando o tema "Química na marinha: qual é o meu papel?"; Regina Celia Gorni do Centro de Radiofarmácia do Ipen, falando sobre Radiofarmárcia e suas aplicações; e Giovana Machado, diretora do CETENE apresentando o projeto "Futuras Cientistas".

As rodas de conversa foram igualmente enriquecedoras, e contaram com a presença de pesquisadoras da graduação da USP, como a Beatriz de Souza estudante de Saúde Pública, Camily Vitória estudante de direito, Hillary Dandara estudante de engenharia elétrica, Ana Clara estudante de física e Vitória Marques estudante de engenharia aeroespacial da UFABC, elas compartilharam suas experiências e desafios na jornada acadêmica. Temas como acesso à universidade, escolha de curso e políticas de permanência foram discutidos, ressaltando a importância do engajamento público e da igualdade de oportunidades.

Outro ponto alto foram as oficinas práticas, que incluíram atividades como Lighting Painting, que é uma técnica de pintura em fotografia usando fontes de luz, irradiação de alimentos, tour científico pelo museu do ipen, experimentos com conceitos na área da óptica e biologia, proporcionaram uma imersão completa no mundo das ciências e tecnologias nucleares.

Mais do que uma simples reunião, o III Emmc foi um passo importante no cumprimento dos princípios estabelecidos no Artigo 5º do Estatuto da WiN Brasil, engajando o público na educação e conscientização sobre ciências nucleares e suas contribuições para a sociedade. Além disso, cumpriu o objetivo de promover o entusiasmo por carreiras em Stem entre as novas gerações, especialmente entre as mulheres, construindo um futuro mais igualitário e participativo nesses campos do conhecimento.

Assembleia Anual - 2024

20 de fevereiro de 2024

A Assembleia Anual deste ano acontecerá no dia 29 de fevereiro às 18:00 via google meet. ANa sessão teremos o encerramento da gestão 2021-2024 e a posse da nova gestão. O link da reunião será enviado no dia.

Eleições WiN Brasil

7 de novembro de 2023

No período de 20 a 30 de novembro de 2023 estará aberta a votação para escolha do novo Comitê Executivo WiN Brasil. Este será o segundo processo eleitoral do capítulo brasileiro da WiN para escolha da governança, permitindo a alternância do comitê e o debate de propostas para o nosso capítulo. Por isso, convidamos a todas para participar e para dar continuidade a este processo. Votar, além de escolher a liderança dos próximos anos, é reafirmar nosso compromisso com a missão WiN e fortalecer o processo democrático dentro da nossa organização.


Informações importantes:
Período de Votação: 20 a 30/11/2023
Como Votar: A ser divulgado pelo Comitê Eleitoral
Quem Pode Votar: Membras ativas (mulheres)

Gestão Diversidade e Inclusão da WiN Brasil participa de Encontro de Mulheres nas Ciências Exatas em Belo Horizonte (MG)

11 de julho de 2024

O evento aconteceu no último dia 11 de julho, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), durante o 29° Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

Na ocasião, delegações nacionais de estudantes e profissionais da pós-graduação assistiram à mesa de abertura intitulada “Mulheres Cientistas Produzindo Saberes Por um Brasil Soberano”. Foram abordadas temáticas frequentes e inerentes às vidas das profissionais, como diversidade, liderança, maternidade e incentivos à permanência de grupos minorizados. Discutiu-se também a importância da presença das mulheres nas produções científicas, nos objetos de estudo, nas referências e citações.

A abertura foi presidida pela reitora da UFMG, professora Sandra Goulart de Almeida, e mediada por Amanda Mendes, diretora de mulheres da ANPG.

O EME seguiu com inúmeras atividades, como grupos de trabalho e discussão, abordando tópicos relevantes como “Mulheres Cientistas na Política” e “Mulheres nas Exatas”, onde Telma, que é professora adjunta na UFMG, palestrou juntamente com Paula Vieira.

Julho da mulher negra, latino-americana e caribenha

4 de julho de 2024

Durante o mês de julho, a Women in Nuclear Brasil (WiN Brasil) e o Coletivo de Mulheres Negras na Área Nuclear (MunaN) se uniram para rememorar o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

Com o apoio da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e seu Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) será promovido o I Encontro Ancestralidade & Ciência, que contará com a atuação de mulheres negras da área nuclear brasileira.

A expectativa é que as atividades aconteçam de forma assíncrona em instituições da área nuclear e parceiras no formato presencial e também on-line.

:: Sobre a data

Na busca pela visibilidade da luta contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo na América Latina, mulheres negras de 32 países se reuniram na República Dominicana em 1992. Desde então, o 25 de julho representa o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

No Brasil, há 10 anos, celebra-se nesta data o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza é um dos principais símbolos de resistência e importante liderança na luta contra a escravização.

:: Sobre o evento

O objetivo é promover a discussão sobre a importância da ancestralidade na ciência por meio da filosofia africana Ubuntu: “eu sou por que nós somos”.

O logo traz as cores da identidade visual tanto da WiN Brasil quanto do MunaN, e utiliza uma ilustração que remete a uma reação em cadeia. O mesmo efeito que se espera ao utilizar os ensinamentos ancestrais: reverberar para as próximas gerações o conhecimento científico que produzimos e a retomada cultural que desejamos.

Acompanhe nossas postagens e saiba mais sobre a data e sobre a programação.

Por dentro da ciência e tecnologia em Resende (RJ)

22 de abril de 2024

No dia 11/04/24, a Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e a Eletronuclear (ETN) promoveram o evento “Mulheres e Meninas na Ciência” em instituições de ensino nas proximidades de suas instalações.
Membras da chapa Diversidade & Inclusão participaram ativamente deste evento, incluindo as colaboradoras Danielle Gasparini, Ketrim Souza e Mércia Assis da INB.
O evento foi um grande sucesso e ganhou destaque na mídia local.

Fonte: https://www.correiodamanha.com.br/correio-sul-fluminense/regiao-do-vale/2024/04/127614-correio-do-vale-soldados-da-aman-farao-tour-em-montadora-de-resende.html

bottom of page