top of page

5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres

WiN Brasil é selecionada para a primeira etapa da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM)

7 de junho de 2025
5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres

A Women in Nuclear Brasil (WiN Brasil) foi selecionada para participar da primeira etapa da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que acontecerá entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2025, em Brasília (DF). Coordenada pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), a conferência tem como tema "Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas" e busca promover um diálogo amplo entre sociedade civil e poder público.
A participação da WiN Brasil nesta etapa reforça o compromisso da organização com a construção de políticas públicas que promovam a equidade de gênero, a diversidade e os direitos das mulheres em todas as áreas, com ênfase na ciência, tecnologia e energia nuclear.
Um espaço estratégico de escuta e proposição
A 5ª CNPM propõe uma construção coletiva de propostas que reflitam as necessidades e as vozes das mulheres em sua diversidade — mulheres negras, indígenas, quilombolas, LBTs, com deficiência, jovens, idosas, trabalhadoras urbanas e rurais. A primeira etapa, composta por conferências livres, municipais, regionais, estaduais e distrital, tem como objetivo consolidar diagnósticos locais e propor ações afirmativas concretas que serão levadas à etapa nacional.
Para a WiN Brasil, essa seleção é uma oportunidade de contribuir com:
Propostas para ampliar o acesso de meninas e mulheres às áreas de ciência e tecnologia;


Estratégias de combate ao assédio, à violência e à discriminação de gênero nos ambientes acadêmico e profissional;


Ações que estimulem a participação de mulheres em espaços decisórios do setor nuclear e energético;


Políticas públicas que dialoguem com os desafios enfrentados pelas mulheres nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).


Etapas preparatórias já estão em andamento
A metodologia da 5ª CNPM prevê uma grande mobilização nacional, com destaque para as conferências livres, que ocorrem entre 28 de abril e 15 de agosto. Já as conferências municipais e regionais acontecem até 28 de julho, e as estaduais e distrital serão realizadas entre 1º de julho e 31 de agosto.
Em mensagem à sociedade, a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, destacou a importância da participação de organizações de todo o país:
“A conferência nacional só será melhor e com os melhores resultados com a participação de todas as mulheres. Queremos alcançar as contribuições de todas as mulheres deste país, que terão espaço, voz e vez nessas conferências.”
Retomada histórica e compromisso com a democracia
A última Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres aconteceu em 2016, e desde então não foi mais realizada. O contexto político da época, marcado pela destituição da presidenta Dilma Rousseff, escancarou a necessidade de combater a violência política de gênero e reforçar a democracia como valor inegociável.
A 5ª CNPM ressurge, portanto, como um espaço fundamental para a reconstrução de políticas que garantam direitos e justiça para todas as mulheres. A participação da WiN Brasil reafirma nossa missão de contribuir ativamente com propostas que fortaleçam o papel das mulheres nas decisões que impactam o presente e o futuro do país — dentro e fora do setor nuclear.
🔗 Saiba mais sobre a 5ª CNPM: brasilparticipativo.presidencia.gov.br
📲 Acompanhe a jornada da WiN Brasil nesta conferência por meio do nosso site e das redes sociais. Fique atenta, pois a sua participação será fundamental para o sucesso dessa ação.

bottom of page