top of page

III Encontro de Meninas e Mulheres na Ciência

16 de maio de 2024
 III Encontro de Meninas e Mulheres na Ciência

A WiN Brasil foi uma apoiadora fundamental na realização do III Encontro de Meninas e Mulheres na Ciência (Emmc), um evento com o propósito de inspirar e motivar jovens estudantes de escolas públicas, a partir dos 16 anos, a explorarem carreiras na área da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (Stem, em inglês).

Realizado entre os dias 14 e 16 de maio de 2024, nas instalações do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares em São Paulo (Ipen), o encontro ofereceu uma experiência única para todas as participantes.

Durante a ação , diversas atividades foram organizadas, incluindo palestras sobre radioproteção e inovação, rodas de conversa com estudantes universitárias e atividades práticas. Um dos destaques foi a participação especial de palestrantes, como Sarah Barbosa, terceira sargento da Marinha abordando o tema "Química na marinha: qual é o meu papel?"; Regina Celia Gorni do Centro de Radiofarmácia do Ipen, falando sobre Radiofarmárcia e suas aplicações; e Giovana Machado, diretora do CETENE apresentando o projeto "Futuras Cientistas".

As rodas de conversa foram igualmente enriquecedoras, e contaram com a presença de pesquisadoras da graduação da USP, como a Beatriz de Souza estudante de Saúde Pública, Camily Vitória estudante de direito, Hillary Dandara estudante de engenharia elétrica, Ana Clara estudante de física e Vitória Marques estudante de engenharia aeroespacial da UFABC, elas compartilharam suas experiências e desafios na jornada acadêmica. Temas como acesso à universidade, escolha de curso e políticas de permanência foram discutidos, ressaltando a importância do engajamento público e da igualdade de oportunidades.

Outro ponto alto foram as oficinas práticas, que incluíram atividades como Lighting Painting, que é uma técnica de pintura em fotografia usando fontes de luz, irradiação de alimentos, tour científico pelo museu do ipen, experimentos com conceitos na área da óptica e biologia, proporcionaram uma imersão completa no mundo das ciências e tecnologias nucleares.

Mais do que uma simples reunião, o III Emmc foi um passo importante no cumprimento dos princípios estabelecidos no Artigo 5º do Estatuto da WiN Brasil, engajando o público na educação e conscientização sobre ciências nucleares e suas contribuições para a sociedade. Além disso, cumpriu o objetivo de promover o entusiasmo por carreiras em Stem entre as novas gerações, especialmente entre as mulheres, construindo um futuro mais igualitário e participativo nesses campos do conhecimento.

bottom of page