Time de divulgadores científicos da UFMG leva o segundo lugar na Gincana Stand Up For Nuclear Brazil

Atualizado: 18 de nov. de 2021

A versão brasileira da campanha mundial Stand Up For Nuclear (SUFN) ganhou destaque em 2021 com sua primeira Gincana Virtual de comunicação nuclear direcionada ao público jovem de todo o país...mas isso você já sabia! =)


Hoje estamos aqui para apresentar a equipe Curie o que Custar - Ativando os reatores da sustentabilidade – que levou o segundo lugar entre 9 times e jogou desde o primeiro dia com humor, conhecimento e criatividade afiada! O grupo de 12 integrantes, liderado por Lívian Kessy de O. Costa, demonstrou invejável entusiasmo e espírito esportivo, inspirando a campanha SUFN 2021 com sua forte presença ao longo de 7 semanas de movimento nas redes sociais. Através das tarefas de produção de conteúdo, os Curie o que Custar exploraram a importância da energia nuclear com uma abordagem positiva, acessível e divertida – se tornando verdadeiros aliados à causa e aos princípios do SUFN Brazil. E a WiN Brasil fica como? Cheia de orgulho, é claro!


A equipe de amigas(os) formada por graduandas(os) e pós-graduandas(os) da UFMG, integra o Projeto de Extensão Portal Ciência na Web, pertencente ao Programa de Extensão 1000 Futuros Cientistas – idealizado por técnicos administrativos do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Dentre suas diversas iniciativas de incentivo à ciência o Portal Ciência na Web destaca-se como um projeto de divulgação científica que compartilha conhecimento em linguagem simples e acessível nas áreas da química, odontologia, medicina, entre outras.


O SUFN conversou com as(os) participantes Lívian, Ian, Ana Laura, Pedro Paulo, Karen e Matheus sobre ativismo científico e seus desafios e o recente mergulho nas ciências nucleares através da gincana. A equipe acredita que a abordagem lúdica e leve aproxima o cientista da sociedade, combate a desinformação (comum no caso da energia nuclear) e contribui para a tão necessária valorização da ciência no Brasil. Porém, no contexto em que vivemos, reconhecem que a recente onda de negacionismo e a forte presença de influencers propagando pseudociência tornam a comunicação científica um desafio de novas proporções. Porém, acreditam no seu propósito e seguem determinados!e acessível nas áreas da química, odontologia, medicina, entre outras.

O que o futuro guarda para esta galera? Além de seguirem fortes com sua página no Instagram (@portal.ciencianaweb) e o site www.ciencianaweb.com.br, o Portal Ciência na Web conta com uma série de podcasts científicos: ”Tem química aqui?”, “Química por um dentista”, “Dr. Consciência”, “Jovens Cientistas em Ação”, “Óculos de Demócrito”, “Química nos medicamentos”.. Além disso, foram recentemente contemplados pelo edital Proex da UFMG, através do qual empreendem uma linda iniciativa social distribuindo até o fim desse ano 50 kits de experimentação química a

escolas da região de Belo Horizonte, MG.


Conheça os projetos e ações!

Instagram: @portal.ciencianaweb

Podcasts: Spotify e Google Podcast

www.ciencianaweb.com.br
















#WiNBrasil #StandUpForNuclear2021

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo